Que tal começar destacando as conquistas que a empresa precisa alcançar para manter-se viva? Tenha metas para inúmeras situações estratégicas e envolva as pessoas em projetos novos – isso faz com que saiam da zona de conforto, sempre pensando em desafios individuas para atingir metas corporativas.
Mas, atenção: nada disso dará resultados se não dermos o apoio necessário – se fixarmos metas sem dar o caminho para atingir os objetivos, a frustração instala-se no grupo.
Desenvolva um plano de carreira que una os principais objetivos do funcionário e da empresa: assim, o crescimento de ambos é potencializado e o seu negócio atrai e retém novos talentos. Com um programa estruturado, é possível estipular o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização.
Não se esqueça de determinar as competências necessárias para cada posição hierárquica e qual é a expectativa da empresa em relação a determinadas posições.
Conhecimento é um ‘alimento’ crucial para a sobrevivência de um time de sucesso. Neste sentido, os treinamentos e capacitações são meios de ampliar e alavancar o desempenho dos profissionais em seus cargos. Eles representam ferramentas efetivas para desenvolver competências nos colaboradores, de forma que se tornem mais produtivos, criativos e inovadores, contribuindo, mais e mais, para o alcance dos objetivos organizacionais.
Estimular os colaboradores, fazendo com que eles tenham foco nas metas e nos resultados planejados, é um dos papéis do gestor. Com feedbacks constantes é possível reconhecer o que cada pessoa de cada equipe vem realizando. Este tipo de ação, além de elogiar, pura e simplesmente, ajuda o colaborador a entender, não só seus acertos, mas também o que ele precisa melhorar, para executar suas atividades de forma cada vez mais produtiva.
Investir em benefícios flexíveis, que saem dos tradicionais vale-refeição e vale-transporte, pode ser a chave para muitas empresas, já que agora é possível gerenciar benefícios respeitando as necessidades e realidades de cada colaborador. O gestor pode fazer depósito em dinheiro equivalente aos gastos com VR, VT, VA, Educação, auxílio combustível, reembolso de representações, etc. e ainda dar cestas natalinas, efetuar premiações e dar outros mimos – sempre respeitando a legislação trabalhista.
Gostou do nosso conteúdo? 🧡
Siga a LUK no LinkedIn e fique ligado nas novidades do mercado de benefícios em saúde!