O recado de hoje é sobre como mudar a realidade das mulheres no mercado de trabalho através do incentivo ao protagonismo feminino.
Com a pandemia, a necessidade da mulher ficar em casa evidenciou os desafios da dupla jornada e há riscos de perdermos anos de conquistas relacionados à igualdade de gênero.
Sendo assim, como as empresas podem acelerar a transformação necessária para um ambiente corporativo mais igual?
Reconhecer o problema e a necessidade de ações concretas é o primeiro passo: no Brasil, o investimento em paridade de gênero ainda é muito baixo.
O Relatório Mundial sobre a Desigualdade de Gênero de 2020 do World Economic Forum (FEM) sugere três estratégias principais para garantir a equidade de gênero nas forças de trabalho do futuro: capacitação, contratações com foco na diversidade e criação de culturas de trabalho inclusivas.
Mas, como agir?
– As mulheres precisam ser incentivadas a irem mais longe, além, é claro, de ter acesso a oportunidades iguais de crescimento e salários equivalentes aos dos homens.
– As políticas de inclusão também podem estabelecer metas ou cotas para o equilíbrio de gênero em todos os cargos — sobretudo de liderança.
– Devem ser oferecidas melhores condições de conciliação entre trabalho e vida pessoal: flexibilização de horários e a possibilidade de trabalho remoto são alguns exemplos de ações nesse sentido.
Você, que atua com RH, saiba que pode contar o suporte especializado da nossa equipe para promover o protagonismo feminino no seu negócio.
Quer saber como?
Agende um bate-papo sem compromisso e faça a diferença!
Gostou do conteúdo?
Caso precise de qualquer tipo de suporte relacionado à Saúde Suplementar, conte com a equipe LUK.
Siga a LUK no LinkedIn e fique ligado nas novidades do mercado de benefícios em saúde!