Seja no âmbito pessoal ou no profissional, temos que reconhecer: não somos mais os mesmos.
E a tecnologia, implantada em muitos locais ‘a toque de caixa’, mostrou que muita coisa deve ser adequada para atender as necessidades dos cidadãos.
Inúmeras transformações ocorreram no segmento da saúde, o qual foi drasticamente afetado pelo coronavírus. Foi na saúde que se tornaram latentes questões que, até então, não faziam parte da rotina de alguns países, como a autorização da Telemedicina, modalidade em vigor desde o início da pandemia e que tem sido essencial como ferramenta para triagem e encaminhamento ao atendimento médico apropriado, facilitando o acesso e diminuindo o tempo de espera e o risco para muitos pacientes.
Segundo a pesquisa “2021 Global Medical Trends”, em todo o mundo, 50% das seguradoras já oferecem o atendimento por Telemedicina em todos os planos. A Europa é a região onde a prática é mais comum, sendo oferecida por quase 60% das seguradoras. Em seguida está o Oriente Médio e a África (49%), a América Latina (46%) e a Ásia Pacífico (31% em todos os planos; 36% em planos seletivos).
Além da implantação da Telemedicina, compartilhamos contigo algumas novidades e benefícios da área da saúde que [ao que tudo indica] vieram para ficar. Vamos lá?
Nem tudo é bom para todos! Agora as empresas podem gerenciar seus benefícios respeitando as necessidades e realidades de cada colaborador. Ela pode fazer depósito em dinheiro equivalente aos gastos com VR, VT, VA, Educação, auxílio combustível, reembolso de representações, etc. e ainda pode dar cestas natalinas, efetuar premiações e dar outros mimos – sempre respeitando a legislação trabalhista.
O usuário utiliza tanto o APP, como um cartão aceito em todo o Brasil, para efetuar os seus pagamentos. Não tem custo para empresa e facilita o gerenciamento, pois centraliza o financeiro, a negociação, os fornecedores e controle, numa só ferramenta – tudo customizado conforme a política da empresa e convenções coletivas.
Disponibiliza uma qualificada rede de médicos clínicos/especialistas e clínicas, tanto no formato presencial, como remoto, inclusive com Plantão 24 horas e laboratórios. O acesso se dá através de adesão à plataforma, que é gerenciada pelo app. Não tem carência, nem limitação de cobertura ou procedimentos, e não é Plano de Saúde. Além disso, os valores das utilizações podem ser pagos em até 12 vezes. A ferramenta oferece mais condições a pessoas e empresas que não podem hoje contratar um plano de saúde. A modalidade permite ainda complementar alguma cobertura que a Operadora de Saúde limita ou não oferece.
Aplicado na avaliação dos dados e comportamentos dos usuários de Planos de Saúde e disponível na ponta dos dedos dos gestores, facilitando no engajando os setores, monitoramento e avaliações estratégicas, com modelos preditivos. Se destaca por ser uma excelente ferramenta para negociações de reajustes com o Plano de Saúde, pois o acompanhamento da sinistralidade acontece mensalmente, sem a necessidade de solicitações, já que é disponível de forma “on-line”. Essas ferramentas estão em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de DadosPessoais).
Atualmente, 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão, reflexo de rotinas fatigantes, mudanças constantes e crises – como a que vivemos hoje com a pandemia da Covid-19. Esse comportamento, que já era crescente e se agravou nos últimos meses, fez com que as empresas olhassem com mais atenção para os sentimentos e fragilidades emocionais de seus colaboradores, buscando ajuda em programas mais completos de Saúde Mental e, até mesmo, aumentando a oferta de profissionais no atendimento eletivo – dando mais atenção a casos específicos ou em crise, inclusive, interagindo com o ambulatório da empresa. São programas que respeitam o sigilo e confidencialidade do médico paciente.
Consultas realizadas por médicos, psicólogos e nutricionistas por meio de plataformas tecnológicas que permitem a visualização do paciente, a coleta e o registro de dados, mantendo todos os pré-requisitos de confidencialidade das informações. Nesta modalidade, o usuário tem à disposição o atendimento médico primário por clínico geral/médico generalista, que é oferecido por 90% das seguradoras globalmente. Outros serviços cobertos são a prescrição de medicamentos, consulta com médico especialista e atendimentos relacionados à saúde mental.
No Brasil, onde seguradoras e hospitais já vinham desenvolvendo capacitação e se preparando há algum tempo, a Telemedicina foi regulamentada provisoriamente em março de 2020, enquanto vigorar a pandemia.
Se interessou pelo tema e quer saber mais como implantar essas modalidades na sua empresa?
Nossa equipe de consultores da LUK está aqui para lhe orientar. Será um prazer estudarmos as melhores opções para a saúde e qualidade de vida do seu time de negócio.