Você sabia que nós, brasileiros, somos os mais ansiosos do mundo?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 18,6 milhões de brasileiros – ou seja, 9,3% da população – convivem com o transtorno.
O relatório indica que a ansiedade é a segunda condição mental, depois da depressão, com maior incidência de incapacidade na maioria dos países analisados.
O que faz parte do espectro dos transtornos de ansiedade?
– Fobias
– Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
– Ataques de pânico
E o tratamento como é feito?
Através de terapia e/ou medicação. Apesar disso, ainda existe um tabu em relação ao tratamento, especialmente quanto ao uso de remédios.
Mas, por que ainda vemos tanta resistência quando a medicação é necessária?
Daniel Martins de Barros, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que existem muitos mitos como ficar viciado, bobo, impotente e até mesmo engordar.
Parte do preconceito é devido às substâncias utilizadas nas últimas décadas – drogas bem pesadas, como barbitúricos ou as que existem até hoje, como as faixas pretas, os benzodiazepínicos.
Novos tempos!
Mas a boa notícia é que este cenário começou a mudar em 1990, quando a fluoxetina, mais conhecida comercialmente como Prozac, se tornou popular.
Hoje, para tratar os transtornos de ansiedade, na maioria das vezes, são utilizados medicamentos que aumentam a atividade de um neurotransmissor chamado serotonina e os resultados são bem positivos.
Duração do tratamento
O medicamento para ansiedade só é prescrito quanto existe uma relação de custo-benefício a favor do paciente. A duração também é variável, dependendo das necessidades de cada paciente.
A LUK pode ajudar você
Ter um plano de saúde para ter um diagnóstico com profissionais especialistas na área faz toda a diferença e você sabe que pode contar com o nosso time de especialistas para lhe auxiliar nesta questão.
Lembre-se de cuidar da sua saúde física e emocional sempre!
Gostou do conteúdo?
Caso precise de qualquer tipo de suporte relacionado à Saúde Suplementar, conte com a equipe LUK.
Siga a LUK no LinkedIn e fique ligado nas novidades do mercado de benefícios em saúde!