*Por Marcelo Cavalcanti, consultor em Desenvolvimento Humano
Esqueça toda e qualquer evolução tecnológica, os avanços da inteligência artificial e toda a inovação inimaginável que está por vir.
A maior transformação do mundo do século XXI está acontecendo ao nosso lado, em nossas casas, dentro de cada um.
A ampliação do tempo de vida das pessoas é um fenômeno que acontece quase que silenciosamente, como todas as coisas vitais que compõem nosso cotidiano: a respiração, o passar das horas, as voltas do globo terrestre, etc….
É chegado o momento de desmistificar o envelhecimento, seja do lado positivo, seja do lado negativo da palavra e desta faixa etária. Quem ignora, não se planeja para enfrentar desafios e se ancora somente nas atitudes e pensamentos ruins; quem não reflete, deixa de preparar-se para aproveitar os bons momentos que cada etapa da vida é capaz de nos brindar.
Assim, da mesma forma que um dia tivemos que responder “o que você vai ser quando crescer”, temos agora que nos perguntar “o que eu quero ser quando envelhecer?”
Sem medo, preconceito ou promessas, é indispensável olhar, sentir e entender o que está acontecendo com o nosso corpo mente e sentimentos… e, ao mesmo tempo, tomarmos uma decisão.
Assim, olhando para trás, desde a nossa primeira publicação, no dia 17 de fevereiro de 2021, tivemos a oportunidade de refletir sobre 3 grandes pilares que permeiam a trajetória de vida do trabalhador:
Agora, quero te convidar a avaliar toda esta trajetória e compreender o que nos acompanha durante todo o nosso ciclo profissional… o tempo! Não perca nossa próxima publicação: “A relação do Homem e o Tempo: o Tic -Tac da vida”.
Fique bem e até breve!