*Por Suely Soares, Médica Homeopata – AMB (CRM 44.089), Especialista em Práticas Integrativas pela UNIFESP – Terapêutica Sistêmica
A perplexidade pode vir acompanhada da pergunta: Por que comigo?
Esses acontecimentos, por mais traumáticos que parecem ser, quando encarados com Senso de Coerência (SOC), são minimizados ao entendermos que não vêm para nos derrubar, pelo contrário: surgem para arrancar de dentro de nós todas as nossas forças e amor pela vida.
A Ciência Médica Moderna está muito preparada com programas de screening em massa, através de estudos avançados dos transcriptomas que realizam análises bioquímicas das estruturas genéticas e epigenéticas para encontrar biomarcadores para a detecção da fase precoce do tumor.
O SOC (Senso de Coerência) advém da Teoria Salutogênica, criada pelo sociólogo norte-americano Aaron Antonovsky, em 1979, para explicar o porquê de algumas pessoas permanecerem saudáveis face a situações estressantes e outros adoecerem, e possui três componentes centrais: (1) compreensibilidade: crença de que as coisas ocorrem em uma forma ordenada e previsível e uma sensação de que, ao entender os eventos da sua vida, você poderá razoavelmente ditar o que ocorrerá no futuro; (2) gerenciabilidade: crença em que você tem a habilidade para gerenciar tudo o que está dentro e de você, apoio, ajuda ou recursos necessários para cuidar das coisas e que elas são administráveis e estão sob seu controle; (3) significado: crença em que as coisas na vida são interessantes e uma fonte de satisfação, e que realmente valem a pena “e que há uma boa razão ou propósito para se preocupar com o que ocorre”.
O SOC é um conceito universal, inerente ao ser humano, e pode ser encontrado, independentemente da cultura, sexo, classe social e religião a qual pertence. É considerado hoje na área da saúde como uma nova abordagem para a avaliação de indivíduos em condições crônicas de saúde. Existe uma aceitação entre médicos de que ele consegue ajudar a pessoa na cura, no momento em que se estimula e se promove um ambiente onde o indivíduo entenda que possui esses recursos internos.
A título de ilustração, Antonovsky fez um trabalho muito bonito, com mulheres judias, que superaram e que estiveram em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele percebeu que aquelas mulheres que tinham um maior Senso de Coerência conseguiram sair, ter saúde e ser feliz, superaram essa situação extrema.
Também é fato que o estilo de vida é um importante aliado na prevenção de adoecimentos. Em trabalhos publicados na Inglaterra pelo Dr. Sergio Felipe de Oliveira, psiquiatra e neurocientista, formado pela USP, após analisar os transcriptomas de pacientes com distúrbio do sono, foi possível comprovar alterações nos genes pelo fato do sono estar irregular, comprometendo a produção de proteínas como enzimas, imunoglobulinas, citosinas, ou seja, tudo que funciona no nosso organismo.
Isso é fantástico: entendermos como o sono regular é importante, assim como dar preferência a alimentos naturais sem agrotóxico, em detrimento de alimentos processados e ultra processados, são atitudes formidáveis que nos ajudam no nosso estilo de vida
Não podemos deixar de citar os tratamentos holísticos, que aparecem como integrativos ao tratamento médico convencional. No Brasil, em consonância com as recomendações da OMS, foi aprovada, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), com implantação/adequação de ações e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), de Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, Reiki, Meditação.
Enquanto homeopata, orienta-se o medicamento homeopático como coadjuvante ao tratamento convencional do câncer por atuar na homeostase do organismo.
Do ponto de vista da espiritualidade, o professor Dr. Herbert Benson, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que essa aliada à medicina se torna um antídoto importante contra esse mal. Em seu livro “Medicina Espiritual”, Dr. Benson aborda o encontro da ciência objetiva com o surpreendente poder do espírito humano. Ele diz que crer firmemente em algo, sobretudo em uma força superior, produz um efeito altamente benéfico sobre a saúde física.
Na essência, é que nossos corpos estão canalizados para Deus. Ele observa que, quando as pessoas evocam a fé, ativam dentro de si caminhos neurológicos para a cura. Com base em evidências científicas, Dr.Benson demonstra que todos nós podemos entrar em contato com um reservatório de bem-estar evocado.
Tudo isso indica que as mulheres, quando buscam ressignificar suas vidas, seus tratamentos e todas as opções, vão sendo agrupadas, vão sendo englobadas e vão modulando um curar, no momento em que há o interagir de todos esses saberes e se ressignifica a vida, se vai mais brevemente no sentido da cura.