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Expectativas para o Futuro – novos tempos

Expectativas para o Futuro - novos tempos

*Por Claudia Mattedi – Executiva de Serviços Financeiros e Administração de Patrimônio

A pandemia Covid acelerou o processo de digitalização, tanto das empresas, quanto dos indivíduos, e valorizou o trabalho remoto que muitas empresas viam com desconfiança e, diante da crise, foram obrigadas a adotá-lo.

A tendência de digitalização deve ser mantida, no entanto, as empresas precisarão aprimorar os procedimentos pois, como cliente, percebi que processos foram automatizados sem a devida avaliação da experiência do cliente, fazendo com que este fique em um processo de “looping”, sem conseguir resolver sua questão.

Nesse contexto, o método ágil de desenvolvimento pode ganhar ainda mais força, já que ele agrega a transformação da forma de lançar melhorias e novos produtos à visão de “cliente no centro”.

Quanto ao trabalho remoto, será mantido, porém não como única opção. Creio que as empresas avaliarão a abrangência e a frequência, sob a ótica da produtividade e da efetividade, o que resultará em um modelo para cada função ou um modelo híbrido. Isso requer análise de impacto trabalhista e talvez uma reavaliação da legislação atual, que exige a formalização, em contrato, do formato de trabalho remoto.

Com o aumento da interação digital, os modelos de engajamento de times e propagação da cultura corporativa devem ser revistos, exigindo maior atenção e dedicação dos gestores e das áreas de Recursos Humanos pois, sendo nós humanos, seres essencialmente sociais, a falta de contato pessoal pode implicar em maior dificuldade de detectar e endereçar preocupações e insatisfações, tanto do lado da empresa, quanto do colaborador.

As diferentes realidades de cada um de nós, que antes eram meio que “padronizadas” no ambiente corporativo, foram escancaradas na fase de distanciamento social e dificilmente poderão ser ignoradas daqui para frente, o que torna a gestão mais complexa.

Como lidar com as diferentes realidades e fomentar a diversidade (sob todos os seus aspectos), como avaliar o clima organizacional, como aferir resultados individuais: são questões que estavam na pauta corporativa e que precisarão ter suas abordagens repensadas, diante do novo cenário.

 

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