Por esse motivo, peço que levem em conta algumas dicas importantes que, até mesmo para alguns mais ‘velhinhos’ de mercado, passam despercebidas. Vamos lá:
Parece bobo, mas contrate um consultor experiente e dedicado neste segmento, que possa estar próximo. Você vai lembrar disso quando precisar dele e na ocasião não lembrará do nome da empresa dele e, muito menos, qual é o nome dele.
Avalie os concorrentes para entender como eles dispõem o benefício de saúde ao seu elenco: fique próximo à concorrência.
Nem todos precisam de tudo. Há necessidades e posicionamentos diferentes: alguns planos têm coberturas nacionais, outros têm hospitais que estão longe da realidade de uma determinada pessoa. Será que todos os colaboradores precisam da mesma coisa?
Introduzir mecanismos de regulação, como a coparticipação, valorizam o benefício. Tudo que é pago não é gasto de forma automática. Existe mais moderação no uso e, consequentemente, há mais gestão.
Mas colocar coparticipação e ainda incluir uma contribuição fixa não é recomendável. Até porque pode criar uma anti-seleção de risco que não ajudará em nada a gestão do seu plano.
E se sua empresa não pode oferecer um plano por níveis hierárquicos, na forma que seria adequada ao mercado, comece com um plano básico, mas de bom padrão de qualidade. Hoje os planos já possuem hospitais ou linhas de cuidados âncoras para atender esse tipo de demanda.
Contudo, vou advertir: se quiser que o funcionário colabore com uma parte do custo do seu plano, saiba que isso lhe dará o direito de continuar no plano após ter sido demitido e, mesmo que a obrigação dele seja pagar integralmente o custo desse plano, isso não faz com que ele não esteja mais sob a responsabilidade da empresa. Nada disso: ele estará ligado ao seu contrato, isso é Lei.
Bom esses são alguns cuidados, entre tantos outros, ao contratar um plano de saúde. São pontos de atenção que poderão conduzir para a sua decisão e, se ela for ruim, levará a um caminho cujo retorno é distante e complicado. Pense nisso.
E se precisar de ajuda, me envie uma mensagem.